Derramamento de óleo suspende captação de água do Rio Doce em Valadares

20150901111604-755×566

Um acidente ambiental, ocorrido em um posto de combustível no bairro de Lourdes, provocou o derramamento de cerca de 3.000 litros de óleo diesel (quantidade estimada pela Polícia Ambiental e Bombeiros) na rede pluvial, atingindo o Córrego Figueirinha e na sequência, o Rio Doce.

Em função deste acidente, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, interrompeu preventivamente a captação em três Estações de Tratamento de Água – ETA’s: as do Recanto dos Sonhos e São Vitor, que ficam à jusante do acidente, ou seja, na rota por onde o óleo vai escoar; e, por medida de precaução, a ETA Central, mesmo sua captação estando à vazante, ou seja antes da rota do óleo.

A Polícia Ambiental, o Corpo de Bombeiros e técnicos da Superintendência Regional de Meio Ambiente – SUPRAM estão acompanhando a evolução do derramamento do óleo na correnteza. A defesa Civil também está acompanhando os trabalhos. Técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD estão sendo esperados para ajudar nos trabalhos.

Foram recolhidas amostras da água em três diferentes pontos do rio, para analisar qual o impacto que o óleo terá sobre a água e quais providências devem ser tomadas. Enquanto isso, a captação permanece suspensa, e a direção do SAAE pede ajuda da população, para que economize água, uma vez que ainda não há previsão para o resultado das análises.

Com informações SECOM/PMGV
Foto: Reprodução/Internet



WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com