Cidades do Leste de Minas dão início à primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo

vacinasarampo-67bf6ed929dffe12a44ba51d873eeefc-1200×600

Seguindo calendário do Ministério da Saúde, começa nesta segunda-feira (7) a campanha nacional de vacinação contra o sarampo para conter o avanço da doença. Em todo o estado, já são 624 casos suspeitos e 34 casos confirmados. No Leste de Minas, foram notificados oito casos suspeitos em Ipatinga.

A primeira etapa da campanha tem como público-alvo crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, sendo realizada entre os dias 7 a 25 deste mês, com mobilização especial no Dia D, em 19 de outubro. A segunda etapa será realizada entre os dias 18 a 30 de novembro, direcionada aos adultos não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos.

Os principais sintomas da doença são erupções ou manchas vermelhas, febre acompanhada de tosse forte ou seca, dores musculares, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, dores de cabeça e garganta, mal-estar intenso e até perda de apetite. A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa por meio da tosse, fala, espirro, e no ato de respirar.

Em Ipatinga, estão sendo disponibilizadas 5.600 doses da vacina, que serão aplicadas em 17 salas de vacinação com atendimento das 7h30 às 17h30 de segunda a sexta-feira.

Em Coronel Fabriciano, a vacina está disponível todas unidades básicas de saúde. O horário de atendimento é de 7 h às 17 h, de segunda a sexta-feira.

Já em Governador Valadares, a vacina está disponível em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, o horário varia de acordo com cada unidade.

Via G1/Vales



WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com