MPMG lança projeto de educação ambiental itinerante que percorrerá escolas do Jequitinhonha e do Mucuri

img_Plantando cidadania_md

Foi lançado no dia 15 de abril, em Diamantina, cidade da região Central de Minas, o projeto Plantando Educação, Colhendo Cidadania, realizado pela Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Meio Ambiente das Bacias dos Rios Jequitinhonha e Mucuri e executado pela organização não governamental Biotrópicos.

O projeto tem o objetivo de capacitar professores municipais dos vales dos Rios Jequitinhonha e Mucuri em educação ambiental, especialmente, em temáticas e práticas relacionadas às degradações ambientais mais recorrentes na região.

Termos de compromisso foram assinados com os municípios participantes para a inclusão do conteúdo ambiental nas atividades escolares. Segundo o coordenador regional de Meio Ambiente, promotor de Justiça Felipe Faria de Oliveira, após a elaboração de material pedagógico, uma equipe técnica percorrerá nove cidades-pólo, realizando oficinas com os educadores.

O projeto realizará oficinas em Diamantina, São Gonçalo do Rio Preto, Capelinha, Minas Novas, Araçuaí, Jequitinhonha, Almenara, Águas Formosas, e Teófilo Otoni. A previsão é de contemplar 58 municípios e de informar 11 mil alunos.

Ainda de acordo com o promotor de Justiça, a escolha do público-alvo levou em consideração o fato de crianças e adolescentes serem multiplicadores de boas práticas ambientais, além de contribuírem para alterar a percepção ambiental na região, cujos índices de degradação do meio ambiente são elevados.